sábado, 21 de setembro de 2013

A ORIGEM DO COMPUTADOR E DA INTERNET.

Blog da alanna     10:51  No comments

Outro subproduto da Guerra Fria. Engenheiros da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveram em 1946 um aparelho chamado Eniac, para auxiliar nos cálculos de artilharia. A máquina tinha mais de 2 m de altura e ocupava uma área de 15 m por 9 m, e o "modesto" custo de US$ 400 mil. Mal sabiam eles que a invenção invadiria lares e ultrapassaria a marca de um bilhão em 2008, com projeção de chegar a 2 bilhões em 2014!
Segundo o professor de Ciências da Computação da PUCRS Cesar De Rose, "a grande evolução dos computadores ao longo dos anos não se deu em seu tamanho, capacidade ou custo, mas sim de maneira indireta, no software empregado. Pois o potencial dos computadores só é realmente explorado através do software". Ou seja, embora os computadores de 2011 sejam mais baratos, rápidos e portáteis que aqueles verdadeiros "monstros" de décadas passadas, o diferencial mesmo foi a facilidade que os sistemas operacionais foram oferecendo aos seus usuários, permitindo que qualquer pessoa maneje um computador de maneira simples.


computador





Internet

O temor de um ataque soviético durante a Guerra Fria fez com que cientistas norte-americanos desenvolvessem uma rede de comunicação descentralizada, que permitisse dividir as informações em vários pedaços, chamada ARPANET. Assim, caso um espião da URSS tivesse acesso a informações de uma unidade militar dos EUA, conseguiria apenas um trecho de todo o projeto ou plano.
No início da década de 1990, a rede mundial de computadores acabou se popularizando de forma avassaladora, tornando-se, talvez, a mais importante de todas as invenções tecnológicas já surgidas durante uma guerra.
Segundo dados do Internet World Stats (site americano com estatísticas atualizadas de internet), mais de 40% da América do Sul está conectada ao mundo, totalizando 162 milhões de pessoas. "Creio que o próximo avanço nessa área é o conceito de nuvem, que já está explorado pelo Google. Em um futuro próximo, seus dados e arquivos não ficarão mais no seu computador, fisicamente, mas sim na rede", afirma Cesar De Rose, professorde Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.


fonte: humorwx.com

0 comentários :

Proudly Powered by Blogger.